Tudo sobre Bodyshopping no Contas a Pagar

Bodyshopping contas a pagar

Saiba tudo sobre Bodyshopping no Contas a Pagar, no contexto da gestão financeira e descubra suas vantagens e desvantagens.

Antes de mais nada “bodyshopping” é um tipo de anglicismo (marqueteiros adoram) que significa: um profissional ou equipe prestadora de serviço alocada na sua empresa para cuidar de algo específico.

Bodyshopping no Contas a Pagar

Primeiramente, o Controle de Contas a Pagar envolve o controle, a análise e a otimização dos processos de controle de uma empresa, por exemplo:

  • Controle do mapa de contas e obrigações com fornecedores.
  • Gestão de faturas, notas fiscais, pagamentos, controle de contratos com fornecedores e prestadores de serviços.
  • Chamados técnicos, resolução de problemas e busca por faturas até a data de corte.
  • Políticas de uso e auditoria de custos (savings).

Como uma equipe Bodyshopping do Contas a Pagar atua nesse cenário?

Um profissional alocado tem várias funções na gestão de telefonia, por exemplo:

1. Gestor de contas a pagar – Como gestor, o profissional gerencia e negocia contratos diretamente com os prestadores. Da mesma forma, desempenha controle de pagamento de contas dentro do ciclo e data de corte

Além disso, propõe redução de custos.

2. Analista de contas a pagar – Como analista, o profissional faz controle da data de admissão de obrigações e busca frenética pelas faturas obtidas dentro do prazo de corte do ciclo de contas.

3. Especialista em Gestão de custos – Como especialista, o profissional utiliza de plataformas especializadas de auditoria e otimização de gastos, de tal forma que gera relatórios de:

  • Gastos e tráfego por centros de custos, unidades e filiais.
  • Rateio de custos por faturas, contratos, centro de custos por datas específicas.
  • Relatórios de discrepâncias e superdimensionamento com base no orçamento global e por contrato.
  • Auditoria de gastos, análise de estouro de orçamento e gastos fora da curva prevista.

Vantagens do Bodyshopping

De fato, uma das vantagens do Bodyshopping é a redução dos custos fixos com folha interna, isto é custos com CLTs.

Além disso, a alocação de profissionais fica flexível, podendo atender diferentes projetos e demandas.

Do mesmo modo a curva de aprendizado interna é quase nula, uma vez que com a contratação desse tipo de serviço já traz know-how técnico trazido por especialistas.

Seja como for, sua equipe poderá manter o foco no negócio principal, uma vez que os serviços TEM estarão a cargo da contratada.

Riscos e Cuidados com o Bodyshopping

Toda operação tem um risco.

Dentre as desvantagens de terceirização pode haver a dependência de terceiros, como também o controle rígido necessário ao SLA e desempenho do fornecedor.

É importante considerar algum membro da equipe interna e algum colaborador aprender o serviço de contas a pagar e não somente “delargar” a função ao fornecedor.